quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Inverno é tempo de?

Peeling e clareamento facial. 
Resultado de imagem para peeling

Então hoje iremos falar de um despigmentante bem conhecido a hidroquinona.
A hidroquinona é indicada para o tratamento de hiperpigmentação principalmente em melasmas e também utilizada pra o vitiligo. Sendo a substância muito efetiva no tratamento de manchas como um despigmentante. Encontrado em muitas fórmulas de cremes. Porém requer muito cuidado.

Derivada do fenol é uma substância citotóxica principalmente se usada em alta concentração ou em períodos prolongados. Nas concentrações de 2% são menos efetivas, mas até este nível sem muitos efeitos colaterais.
A hidroquinona trabalha dentro das células que produzem a melanina para diminuir a tirosinase uma enzima que é essencial para a produção de melanina que da a cor para a nossa pele e também para a mancha.
Com a utilização da hidroquinona esse ativo possui efeitos colaterais. A pele fica mais sensível ao sol e assim com maior vulnerabilidade para o mesmo problema que se propõe a tratar.
Pode haver eritema, descamação, coceira, dermatite localizada, bolhas, acnes, finos vasos vermelhos no rosto (telangiectasias ) e leve sensação de queimação. Contra- indicado para gestantes. 

Pode provocar reações menos freqüentes como:

-Por períodos prolongados pode ocasionar o surgimento de hiperpigmentação de coloração marrom ou preto-azulada localizada onde o produto foi aplicado, principalmente em pessoas de pele morena e que logo se bronzeiam com o sol.


-Um raro efeito colateral da hidroquinona é uma condição chamada ocronose exógena, que é o escurecimento permanente da pele. E quanto maior a porcentagem maior o risco.


Devendo ser utilizada de 30 a 60 dias. Deixando de ser usada no verão e tomando muito cuidado com a proteção solar diária. Não deixe de procurar o dermatologista ou sua esteticista de confiança. 

2 comentários:

  1. Adorei o blog, Simone! Já estou te seguindo! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Mari....ah que bom que gostou....obrigada fico feliz em saber que você está seguindo! Saudade de ti...bjoooooo

    ResponderExcluir